segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Brasil conectado à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúne oito países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, e São Tomé e Príncipe, na África; Brasil, na América do Sul; Portugal, na Europa; e Timor-Leste, no sul da Ásia. Também reúne dois observadores associados - Guiné Equatorial e Maurício, na África - e regiões de língua portuguesa, como Galiza, na Espanha; Macau, na China; e Goa, na Índia.  A CPLP foi criada, por iniciativa do Brasil, em 17 de julho de 1996, em Lisboa, Portugal, com os seguintes objetivos: cooperação econômica, social, cultural, jurídica e técnico-científica entre seus membros; e promoção e difusão da língua portuguesa.

O bloco de países – pouco conhecido no Brasil - tem uma população calculada em cerca de 240 milhões de habitantes e área de 10.742.000 quilômetros quadrados.

O homem que idealizou a CPLP foi José Aparecido de Oliveira. Nascido em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, em 17 de fevereiro de 1929, o jornalista José Aparecido, como era conhecido, foi secretário da Agricultura, secretário do Governo e secretário do Interior e de Justiça de Minas Gerais. Eleito deputado federal, em 1962, pelo seu estado, foi cassado, em 1964, pela ditadura recém-instalada, e novamente eleito deputado federal, em 1982. Criou a Secretaria de Cultura de Minas Gerais, foi ministro da Cultura, em 1985, e governador do Distrito Federal, quando conquistou para Brasília, em 1987, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Coordenou o ato constitutivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, documento assinado em 3 de novembro de 1989; em outubro de 1992, foi nomeado embaixador do Brasil em Portugal, apresentando suas credenciais ao então presidente Mário Soares, em 12 de janeiro de 1993. Em março e abril de 1993, o embaixador José Aparecido visitou os países africanos de língua portuguesa e propôs a criação da CPLP. Dessa data, até 27 de maio de 1994, quando vice-chanceleres de sete países de língua portuguesa se reuniram em Lisboa e aprovaram a Declaração e os Estatutos da CPLP, houve um vaivém diplomático e político intenso, e, em 17 de julho de 1996, nascia, oficialmente, a CPLP.

Hoje, o Brasil está conectado com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa por meio do portal http://www.brasilcplp.com.br/. Trata-se de um site de notícias, cultura e serviços, sediado em Brasília, de propriedade da Preceptor Educação a Distância, empresa especializada em software e ensino a distância.

Este site tem a seguinte diretoria:

Diretor de Redação e Editor
RAY CUNHA
ray.cunha@uol.com.br

Diretor Cultural
MARCELO LARROYED
marcelo.larroyed@preceptoread.com.br
Mestre em Teoria Literária pela Universidade de Brasília, Especialista em Língua Portuguesa e em Educação a Distância.

Diretor de Tecnologia
ABDALA CERQUEIRA
abdala.cerqueira@gmail.com
Especialista em Sistemas pela Universidade de Brasília (UnB).

Conecte-se com a CPLP:

Nenhum comentário:

Postar um comentário